Diário de Bordo

Aula 03
          Durante a aula, aprendí a fazer meu próprio blog e conhecí algumas palavras utilizadas para este tipo de usuário. Percebí que muita coisa relacionada ao manuseio do computador e de suas ferramentas eram desconhecidas por mim, então gostei bastante de aprender um pouco mais.
          Creio que esta formação irá ajudar muito os professores, a desenvolverem suas habilidades em relação ao uso da tecnologia, para assim, facilitar a aprendizagem do aluno e a introdução ou fixação de alguns conteúdos.
Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.

Aula 04
          A aula foi muito proveitosa, pois comecei a manipular o Editor de Texto e a utilizar algumas ferramentas que Eu ainda não conhecia e nem usava. Foi feito também uma reflexão baseada na seguinte pergunta: ' Da escrita manual para a escrita digital--- O que muda? ' E cada professor-aluno pôde participar, fazendo seu comentário a respeito deste questionamento, que achei bem interessante, pois trata-se de observações simples e complicadas em termos de aprendizagem. A escrita manual requer mais atenção e  a escrita digital requer o desenvolvimento tecnológico do indivíduo.
Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.

Aula 05
          Nesta aula, o professor João Bonfim, ensinou como manuseiar o Editor de Apresentação. É uma ferramenta que auxilia muito o professor a montar slides para as aulas, podendo incluir imagens para melhor visualização do tema abordado, mais curiosidades em relação ao assunto, tornando uma aula mais produtiva e que chame a atenção do aluno, mas isso só acontecerá, se o professor souber utilizar esta ferramenta de modo correto, ou seja, não pode ser apenas para fazer o uso de um recurso tecnológico, mas sim para melhorar o jeito de transmitir um determinado conteúdo, assim ajudando o aluno em seu desempenho escolar.
          Cada aluno - professor teve que fazer alguns slides e apresentá-los aos colegas e professor, com temas livres, Eu apresentei sobre a disciplina de Matemática, que teve como tema principal :" A Matemática no nosso cotidiano", pois como ensino matemática e estudo Licenciatura Plena em Matemática na UFPB, fiquei a vontade para explicar algumas coisas em relação a este tema. Gostei bastante de todas as apresentações realizadas no horário da tarde, horário este que participo do curso Educador Digital, meus colegas apresentaram vários temas interessantes e explicaram muito bem. Até agora foi a aula que EU mais gostei!
Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.

Aula 06
          No Editor de Planilha, montamos uma cardeneta virtual com o nome da escola, a série, os nomes dos alunos desta série, a disciplina (apenas uma), e os quatro bimestres contendo as notas das avaliações (no caso, três notas) e  por último, a avaliação final com a média global e a situação do aluno. Tendo todos estes dados na planilha, ficou fácil através de uma fórmula que o professor nos ensinou, e assim conseguimos de maneira rápida, obter a média global e a situação, se o aluno foi aprovado ou não.
          Para o professor esta ferramenta auxilia bastante nas atualizações das cardenetas, para que não fiquem atrasadas, pois o professor geralmente tem muito trabalho para fazer e outras escolas para lecionar.
          Foi proveitoso aprender a lidar com este "Editor de Planilha"!

Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.

Aula 07
          Começamos a aula fazendo pesquisas no site da wikipedia e do You Tube. Aprendemos como adicionar vídeos do You Tube no Blog. Foi muito legal, porque poderíamos pesquisar vários vídeos que apresentassem alguma fala relacionada a Educação e com imagens, e até mesmo melodias/músicas que fizessem uma reflexão sobre o que estamos vivenciando atualmente em diversas áreas, tanto das disciplinas escolares quanto das demais profissões e coisas relacionadas ao passado.
             O You Tube divulga bastante coisas que podem ser interessantes ou não para as pessoas, só vai depender do que os mesmos estiverem procurando.
Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.

Aula 09

              Há algumas teclas muito utilizadas no LibreOffice.org e no BrOffice.org. que facilitam o manuseio no acesso ao computador, realizado por seus usuários, são conhecidas como as teclas de atalho. Estas teclas ajudam os usuários na melhor intereção com o computador, de modo que, deixe mais breve o acesso da pessoa ao computador.
Atenciosamente,
                            Ismênya Figueirêdo.